share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Daniel 2.24-28

… existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias (Dn 2.28a).

Ainda jovem, Daniel viu sua nação ser destruída e foi levado contra a vontade para a Babilônia, poderoso império de então. Não havia escapatória. Ele teria muitas justificativas para se tornar um chato cheio de lamúrias e transformar sua vida em um retumbante fracasso, mas escolheu o caminho da excelência. Desde o começo, encontramos este rapaz tomando decisões corajosas; em todo registro deste livro, vemos como ele cumpria com excelência tudo aquilo que lhe vinha às mãos para fazer.

Na leitura de hoje, encontramos Daniel em um momento de grande aflição: foi condenado à morte sem nem ao menos saber a razão, porque o mal-humorado déspota de plantão simplesmente resolveu dar uma ordem maluca (leia o capítulo todo para ver o tamanho da loucura do rei). Momento aterrorizante, sem esperança. Imagino que muitos dos seus colegas deveriam estar com as mãos na cabeça, sem conseguir pensar, em lágrimas de desespero. E Daniel? Em primeiro lugar, com sabedoria e bom senso, foi falar justamente com quem todos queriam evitar – o executor e o rei. Então, com seus parceiros na oração e na caminhada com Deus, foi buscar neste a solução. Não apenas foi poupado da morte, mas acabou elevado a uma posição de grande destaque, na qual manteve seu elevado padrão de excelência e fidelidade a Deus.

É preciso admitir que muitos de nós teríamos agido com desespero; note que a atitude de Daniel não foi uma novidade isolada em sua história. Sua vida não dependia do rei, estava centrada no seu Deus; suas escolhas, jeito de viver, eram determinados por um inegociável amor e submissão ao Rei dos reis. Orar, colocar perante o Senhor a própria existência e seus desafios, era seu hábito regular. Daniel não era homem “mais ou menos”, principalmente em relação à fidelidade a Deus. – Miguel Herrera Jr.

Uma vida consistente de fidelidade a Deus é porto seguro nos momentos de aflição.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.