share on:
Img_IconeBaixar_680px

26 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 90.1-6

Confiem para sempre no SENHOR, pois o SENHOR, somente o SENHOR, é a Rocha eterna (Is 26.4).

O versículo em destaque descreve Deus como uma Rocha eterna – uma base sólida que jamais será abalada ou derrubada. Já a leitura bíblica apresenta o contraste extremo que há entre a eternidade de Deus e a transitoriedade humana. Justamente por ser algo tão distante da nossa realidade, é difícil para o ser humano entender como é possível que alguém seja eterno. Afinal, isso significa não ter começo nem fim. Em um mundo criado como o nosso, não dá para conceber algo que exista desde sempre. É preciso fé para crer na eternidade de Deus.

O ser humano precisa falar em passado, presente e futuro. Deus é diferente: para ele, vale sempre o presente – “Eu Sou o que Sou” (Êx 3.14). Para ele, não existe “Eu era” nem “Eu serei”. Assim, tudo nele é infinito: sua misericórdia, seu amor, sua bondade, sua justiça, seu poder. Tudo o que ele faz dura para sempre: ele é sempre o mesmo, constante, fiel, confiável, seguro (Ml 3.6a). Na verdade, até mesmo suas qualidades são inesgotáveis, pois nunca conseguiremos elaborar uma lista completa de todas elas.

O livro de Eclesiastes diz que tudo tem o seu tempo; entre outros, nascer e morrer. Isto vale para a nossa vida nesta terra, mas o “mundo” de Deus não é assim. Por meio de Jesus, ele deseja nos dar a vida eterna. Nossa existência pode ter começado com a concepção, no ventre de nossa mãe, mas não precisa terminar nunca mais. Em Cristo, podemos ser “eternizados”. Nele, o Deus eterno fez-se finito e mortal, para que quem crer nele possa viver para sempre com o Pai, em alegria sem fim.

Juntas, as qualidades infinitas, eternas e inesgotáveis de Deus operaram uma salvação tão segura quanto seu autor: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). – Wilfried Körber/Doris Körber

“Enquanto não encontra Deus, o homem começa sem princípio e acaba sem fim.” (H. G. Wells)


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!