share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Eclesiastes 2.1-11

[Deus] pôs no coração do homem o anseio pela eternidade (Ec 3.11b).

Todos buscam incessantemente pela plenitude, todavia jamais se satisfarão com o que é material. O homem é um eterno faminto: não importa o quanto coma, ainda pela manhã estará com fome. Certa vez, uma adolescente me disse: “A vida é inútil, nada faz sentido! Parece que viver é como tentar apostar corrida com o tempo, e a gente sabe que não dá para vencer”. De certa forma concordo com ela: sentimo-nos assim quando procuramos propósitos e não os encontramos no estilo de vida que levamos.

O ser humano deseja a eternidade e tenta de todas as formas suprir essa necessidade, buscando onde lhe convém. Medidas paliativas servem por um momento apenas: não dão a plenitude de vida. Nunca poderemos encontrar satisfação completa naquilo que é transitório, pois o que é eterno só será resolvido com o Eterno: é uma ferida que só pode ser sarada pelas mãos de Deus. A fonte da insatisfação das pessoas é a falta de um relacionamento verdadeiro com Jesus. A sensação de inutilidade da vida, como o próprio autor de Eclesiastes descreveu por doze capítulos, foi resolvida em uma frase: “Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos” (Ec 12.13b). Existem perguntas que só podem ser respondidas corretamente quando conhecemos Jesus: “Qual o propósito da minha vida?” “Quem sou eu?” “Será que existe um motivo para eu estar aqui hoje?” Em Jesus encontramos sentido para todo o caos e desordem. A Bíblia nos mostra como podemos suprir o nosso desejo mais profundo: Deus nos deu a vida eterna por meio de Jesus, e quem crê nele, vive por e para ele (Rm 6.23; Jo 3.16; 1Jo 5.11-13); ela inclui amar a Deus acima de tudo e ao nosso próximo (Lc 10.25-28). Jesus mesmo assegurou: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna” (Jo 5.24a). Há outros textos bíblicos sobre isso, e todos culminam em Jesus. Já experimentou buscar a eternidade nele? – Gabriel de Araújo Almeida

A vida com Deus não é inútil: somente nela encontramos a real satisfação de nossas necessidades!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!