share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Maio de 2019

Leitura Bíblica: Apocalipse 3.1-6

Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas (Sl 119.15).

A cidade de Sardes foi capital do antigo reino da Lídia e possuía riquezas e fama. Seus habitantes pensavam que ela tinha uma fortaleza imbatível, por isso eram orgulhosos, arrogantes e autoconfiantes. Chamavam-na de “a inexpugnável”.

Localizada no alto de uma colina, era protegida por penhascos praticamente verticais e supostamente impossíveis de serem escalados. Seu exército estava tão seguro e despreocupado que foi negligente. O rei Ciro II da Pérsia cercou a cidade durante duas semanas. Em determinado momento, um soldado de Sardes acidentalmente deixou cair seu capacete e foi apanhá-lo. Assim, mostrou aos inimigos um caminho secreto para chegar até a fortaleza. Um único lugar vulnerável foi usado pelos persas para capturar Sardes de surpresa, à noite. Nem encontraram resistência, pois os guardas que deviam estar vigiando os muros dormiam sem qualquer preocupação. O descuido de um soldado, a excessiva confiança baseada em sua suposta segurança e a falta de vigilância levaram à captura da cidade. Não aprenderam a lição: séculos depois, o exército de Antíoco, o Grande, da Síria fez o mesmo.

Assim como a cidade, a igreja de Sardes também precisava estar mais atenta. Sua fama era uma, mas a realidade era outra: estava morrendo! Era negligente em suas obras: estava distraída em relação ao trabalho que devia realmente desenvolver. Como no passado, o excesso de segurança tornou-a descuidada: sua adoração era vazia de espiritualidade. Poucos continuavam fiéis. As pessoas que faziam parte daquela igreja não deviam mais se conformar com sua situação, por isso foram exortadas ao arrependimento, para que pudessem voltar a Deus e obedecer-lhe.

O alerta também vale para nós hoje: cuidado! Excesso de segurança e negligência são um grande perigo! Vigie, esteja sempre atento ao que Deus lhe disser e obedeça! – Hebert dos Santos Gonçalves

Autoavaliação e confissão são o caminho da restauração.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.