share on:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Romanos 4.13-21

Mesmo assim [Abraão] não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus (Rm 4.20).

Uma das coisas mais difíceis da vida é aprender a esperar. Geralmente queremos soluções instantâneas: o laudo de uma biópsia, a sentença de uma causa, o desfecho de um drama familiar, a conversão de um cônjuge, a transformação de um filho, a resposta a uma oração. Como esperar sem duvidar ou reclamar? As lutas prolongadas, as resoluções demoradas demais e a ansiedade que toma conta de nós acabam representando um teste de fé.

Ao ler a história de Abraão e Sara hoje, sabemos de antemão que a promessa de que teriam um filho de seu sangue se cumpriu. Assim, é fácil minimizar o drama desse casal, que teve de atravessar anos de espera sem abandonar a confiança no Senhor. O texto da leitura de hoje registra que Abraão via seu corpo se deteriorando e percebia que as condições naturais para que ele e sua esposa gerassem o herdeiro prometido se tornavam humanamente impossíveis. Porém, o surpreendente é que ele enxergava algo mais, e manifestava isso em sua atitude: Abraão se fortalecia dando glória a Deus! Isso não quer dizer que Abraão repetia “glória a Deus” o tempo todo, como um bordão, mas que não deixava que sua mente sucumbisse ante a decadência visível de seu corpo. Em vez disso, reafirmava para si mesmo o soberano e imutável poder de Deus! Nutria plena convicção de que Deus tinha o controle absoluto de tudo e que era poderoso para fazer o impossível.

Até hoje, é assim que o cristão se fortalece diante de seus dramas e lutas. Discernir que o controle está nas mãos de Deus e que ele não muda, perseverar em confiar que ele é poderoso para realizar o que parece impossível nos leva a tirar os olhos de nós mesmos e da nossa fraqueza, voltando o olhar somente para o Senhor. É essa atitude que engradece e glorifica a Deus. – Heloísa Oliveira Machado

Esperar com fé em Deus glorifica-o tanto quanto agradecer-lhe pela ajuda enviada.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!