Compartilhe em:

Img_IconeBaixar_680px

 

11 de outubro de 2018

Leitura Bíblica: 1 João 3.1-3

Todo aquele que nele tem esta esperança purifica–se a si mesmo, assim como ele é puro (1Jo 3.3).

A forma como encaramos o hoje depende muito da expectativa que temos para amanhã. Uma pessoa às vésperas de uma viagem muito sonhada tem, nos dias antecedentes, uma postura alegre e otimista. Já alguém que recebeu um diagnóstico de câncer leva um grande peso por causa da expectativa sombria do futuro. Para ela, o amanhã pouco ajuda para deixá-la otimista.

O apóstolo João passou por muito sofrimento, principalmente no fim da vida, mas aqui ele afirma que, quando Jesus voltar para vencer definitivamente o mal, todos aqueles que creem nele agora serão semelhantes a ele. Isso produz neles uma esperança animadora, que por sua vez afeta a forma como vivem o hoje (veja o versículo em destaque). É como a pessoa que vai para uma grande festa: ela faz questão de ir com uma roupa bonita.

A mesma expectativa move Paulo em Filipenses 3.8, onde ele diz que a perspectiva de um dia poder conhecer a Jesus de forma completa faz com que o hoje perca totalmente a importância: “Considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor”. Assim também é o cristão que tem uma esperança em Cristo.

Conta-se que, certa manhã, um avô encontrou sua netinha olhando pela janela, chorosa e triste porque perdera a gatinha de estimação. Ele pegou a menina pela mão, levou-a a outra janela, de onde dava para ver uma flor cuja abertura tinha sido muito aguardada pela netinha. Quando a pequena começou a sorrir, o vovô lhe disse: “Minha querida, você estava olhando pela janela errada”. Sim, é bom olhar pela janela, mas precisa ser a janela certa. As janelas de futuro que o mundo oferece não trazem segurança alguma à vida. No entanto, colocar a esperança em Deus, que é sempre o mesmo – ontem, hoje e amanhã – nos ajudará a olhar com confiança para o futuro, não importa o que acontecer hoje. – MJT

Acreditar que Deus tem preparado um futuro seguro e bom ajuda a superar as dificuldades do presente.