share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Esdras 7.1-10

Meu coração está firme, ó Deus! Cantarei e louvarei, ó Glória minha! (Sl 108.1)

O personagem bíblico da leitura de hoje foi um perito conhecedor da Palavra de Deus. O significado de seu nome é “ajuda”, “auxílio” ou então “o Senhor ajuda”. Esdras conhecia como ninguém o Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia), nos quais está registrada a Lei divina, pois era um hábil escriba. Ele recebeu do rei Artaxerxes tudo o que pedira para ir a Jerusalém e cumprir a vontade de Deus ali.

O rei devia confiar muito em seu trabalho como estudioso da lei do Senhor.

Esdras concentrava suas ações na busca em andar “na mesma sintonia” com o Senhor. Por isso, era admirado, bem-sucedido e cheio de sabedoria. Ele sabia o que precisava fazer para ter sucesso em seu trabalho, em sua vida pessoal e principalmente para agradar ao Senhor.

Vejamos alguns aspectos: 1. ao decidir dedicar-se ao estudo da Palavra de Deus, ele preparou sua mente para recebê-la; 2. aprofundou-se no estudo minucioso da Palavra. Assim, não corria o risco de ser enganado por falsos ensinos; 3. ele vivia a Palavra de Deus, ou seja, colocava seus ensinos em prática cotidianamente.

É oportuno lembrar que saber e viver são coisas completamente diferentes e ambas devem andar associadas para que se completem; 4. ele ensinava o conteúdo da Palavra de Deus. Não há como ensinar sem estudar: só há ensinamento quando há aprendizagem.

Em outras palavras, Esdras sabia da necessidade de uma dependência total da graça de Deus em todos os aspectos de sua vida e realizava seu trabalho com excelência, humildade e fidelidade ao Pai.

Ele nos serve como um bom exemplo a ser imitado. Assim, dependa da graça de Deus em tudo o que fizer. Precisamos dela muito mais do que podemos pensar ou imaginar. Busque sempre a direção de Deus, por meio do estudo, ensino e prática de sua Palavra, e assim se desviará do caminho mau. Lembre-se que o Senhor honra aqueles que o honram, assim como fez com Esdras. – Luciana Gallinari

Busque, estude, viva e ensine a Palavra de Deus! Vale a pena dedicar sua vida a isso!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.