share on:
Img_IconeBaixar_680px

07 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Romanos 2.6-8

Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento (Rm 2.6).

Durante nossa vida, fazemos uma infinidade de escolhas. Algumas fáceis, outras difíceis. Às vezes, elas são pequenas e têm implicações simples; caso estejam erradas, como por exemplo enganar-se na direção em uma viagem, basta voltar atrás e seguir o caminho correto. Outras são grandes, com resultados complexos, como o casamento; em caso de equívoco, não são tão simples de desfazer como retornar em uma rodovia… Algumas escolhas que fazemos têm consequências apenas imediatas e momentâneas; em outras, os resultados são de longo prazo e, às vezes, inclusive eternos. Fato é que as fazemos todos os dias.

Muitas vezes, reclamamos das situações que se apresentam a nós e não queremos aceitar que são resultado de nossas próprias opções. Mas podemos estar certos: Deus garante que todas as nossas escolhas terão seus devidos frutos. Paulo afirma: “Sabemos que o juízo de Deus… é conforme a verdade” (Rm 2.2). Mais adiante, ele reforça: “Pois em Deus não há parcialidade” (v.11). Como Deus conhece todas as coisas e é justo em seus julgamentos, nenhuma decisão que tomarmos ficará sem consequência, seja boa ou má.

Também não adianta dizer que não concordamos com isso. Apesar da nossa discordância, é assim que funciona. Por isso, é melhor aceitar a “lei da semeadura e da colheita” garantida por Deus e viver de acordo com ela.

Com isso em mente, a melhor coisa que uma pessoa pode fazer é decidir viver com Deus e para Deus. Josué é um excelente exemplo para nós. Seu desafio às pessoas do seu tempo vale também para nós: “Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e minha família serviremos ao SENHOR” (Js 24.15). Qual será a sua opção? Para quem você viverá? Com Deus ou sem ele? – Claiton André Kunz

O que o homem semear, isso também colherá (Gl 6.7).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!