share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 142.1-7

Clamo a ti, SENHOR, e digo:… és tudo o que tenho na terra dos viventes (Sl 142.5).

É bem provável que você se sinta sozinho em alguns momentos da sua vida. Davi fora escolhido por Deus para ser rei de Israel, derrotou o gigante Golias e era aclamado pelo povo. Mas uma perseguição feroz do rei Saul o levou a passar por situações extremamente solitárias e difíceis. Quando, pela lógica, deveria estar no palácio real, estava escondido numa caverna. A sua angústia e solidão naquela caverna eram tão grandes que ele diz ao Senhor: “Olha para minha direita e vê; ninguém se preocupa comigo. Não tenho abrigo seguro; ninguém se importa comigo” (v.4).

Quem se importa conosco? Há alguém que de fato está ao nosso lado quando precisamos? Vivemos numa era marcada pelo individualismo. Pessoas permanecem ao lado umas das outras enquanto isso lhes traz benefícios. Vejo tantas pessoas na “caverna” da solidão, gente que, mesmo cercada por uma multidão, está sozinha e gritando: “Ninguém se preocupa comigo”. No entanto, hoje não quero levá-lo a se concentrar na sua solidão e angústia, mas a olhar para aquele que está com você nestes momentos. Davi tinha ciência de que não adiantava clamar pela atenção das pessoas, pois sabia que estas vinham e iam segundo os seus interesses. Ele clama a Deus e faz uma confissão que gostaria que ecoasse também para dentro do seu coração: “Tu és tudo o que tenho na terra dos viventes”. O Senhor é a maior – e talvez única – riqueza que temos nesse mundo. Todo restante é falível, inclusive as pessoas. Mas quem tem Deus tem o maior tesouro que já foi revelado neste mundo.

Quando o Senhor enviou seu Filho a este mundo, ele iluminou a caverna da solidão e desesperança na qual o ser humano estava escondido, mendigando atenção. E Jesus quer caminhar hoje com você e dar fim à sua solidão. Que você hoje também possa dizer-lhe em alto e bom som: “Tu és tudo o que tenho” – e acrescento que nada mais lhe é necessário. – Marcos Passig

Não há nada que seja tão valioso e suficiente como a presença do Senhor Jesus Cristo em nossa vida.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!