share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 22.31-34

[Quando o galo cantou,] Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E, saindo dali, chorou amargamente. (Mt 26.75).

Não gostamos de ser lembrados pelos nossos erros. Mesmo situações um tanto cômicas, como esquecer a fala durante a apresentação de uma peça, diante de uma grande plateia, ou errar a entrada de uma música, nos trazem certo desconforto. Às vezes, percebemos nossa falta de preparo apenas na hora “h”.

Imagino que Pedro tinha ensaiado muito bem como agir naquela situação, mas fracassou justamente nos dias mais importantes da história do Cristianismo. Longe de cômico, penso que poucas palavras poderiam confortá-lo diante de um erro tão categórico.

Não sabemos exatamente o que se que passava em sua mente quando se deu conta do que fez, mas Jesus sabia antecipadamente qual seria a reação de Pedro naquele momento, e orou por ele. Certamente o episódio seria um bom motivo para Satanás condenar o discípulo e convencê-lo a abandonar a fé.

Aquela madrugada foi, sem dúvida, um episódio marcante na vida de Pedro. O fato bastante conhecido não o desqualificou como apóstolo, mas produziu nele uma mudança de atitude. Mais tarde, vemos em outras passagens dos evangelhos que Pedro se mostrava ansioso para se reencontrar com o amigo e Mestre que havia negado. Em Atos, pregou corajosamente, cumprindo a ordem que Jesus deu a ele depois que ressuscitou, quando comiam juntos na beira da praia e Pedro foi restaurado (veja João 21).

E o que isso tem a ver comigo? Todos nós estamos sujeitos a cometer erros na vida, mesmo aqueles que pensamos estar preparados o suficiente para evitar. Assim como Jesus orou por Pedro, também pediu por todos aqueles que creriam nele (esta oração está registrada em João 17; veja especialmente os versículos 20 a 26). Cabe a nós deixar nossas frustrações de lado para viver de modo relevante em obediência a Deus! – William Grinberg Stikan

Não deixe que erros ou experiências ruins do passado estraguem seu relacionamento com Deus!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.