share on:
Img_IconeBaixar_680px

22 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 6.22-31

Procurei entre [os israelitas] um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum (Ez 22.30).

A oração é um grande mistério. Não somos capazes de compreender por que Deus tem alegria em ouvir nossas orações, quer sejam comunitárias ou pessoais. Na leitura bíblica, Salomão, ainda na primeira metade de seu reinado, terminou de construir o templo e agora, no momento das ofertas para consagrá-lo a Deus, lidera o povo inteiro nesta prece. De forma humilde, suplica que o Senhor ouça as orações feitas a ele nos momentos difíceis da nação quando estas reconhecerem as fraquezas morais e espirituais do povo. Em 2 Crônicas 7, Deus responde positivamente a esse pedido.

A oração de Salomão me encanta. Ele menciona diversas situações nas quais o povo precisaria do socorro de Deus: aflição por causa de guerras, de calamidades públicas, de fome – sempre por causa da sua desobediência ao Senhor. Ele pede que o Senhor ouça o clamor do povo quando este orasse arrependido, restaurando-lhes a sorte conforme tinha prometido antes mesmo que conquistassem a terra de Canaã (Dt 30.1-3). Mas o que chama a minha atenção de forma especial é que Salomão pede para Deus ouvir a intercessão também de um israelita. Infelizmente, o versículo em destaque mostra que a certa altura não havia mais ninguém disposto a fazer isso…

Não desanime. Deus ouve sua oração. A orientação de Jesus mostra que este é um momento pessoal, entre você e Deus: “Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto…” (Mt 6.6a). A resposta virá sempre de acordo com a vontade soberana do Senhor, mas podemos ficar cheios de alegria e esperança por saber que uma única pessoa pode interceder por uma pessoa, família, cidade ou nação tendo certeza da atenção divina. – Genevaldo Edino de Souza Bertune

Deus ouve até a voz mais fraca, no canto mais distante da terra, que se dirige a ele.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!