share on:
Img_IconeBaixar_680px

31 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: 1 Reis 1.7-11

Quem se isola busca interesses egoístas e se rebela contra a sensatez (Pv 18.1).

Querendo suceder seu pai, Davi, no trono, Adonias fez um acordo com Joabe, comandante do exército de Israel, e o sacerdote Abiatar, que havia permanecido fiel a Davi por ocasião da conspiração de Absalão contra ele (2Sm 15.10).

O pai já estava velho, e Adonias concluiu que tinha chegado sua hora de agir. Ele era de boa aparência e um dos filhos mais velhos de Davi (seus irmãos Amnom e Absalão já tinham morrido), portanto estava em condições de ser o sucessor de seu pai. Em termos humanos, qualificava-se para o trono.

 Contudo, apesar de fazer sacrifícios a Deus, estava claro que essa cerimônia de Adonias era iniciativa sua, e não instrução divina. E embora tenha convidado muitas pessoas para a cerimônia de coroação, deixou de fora o profeta Natã, seu próprio pai e seu irmão caçula, Salomão. Provavelmente estava com medo dele; é possível que soubesse que o pai tinha prometido o trono a este (1Rs 1.13), mas não queria colaborar com seu irmão caçula.

Numa família em que há mais de um filho, é fácil surgir competição entre os irmãos. Quando todos são capazes de reconhecer as habilidades e experiências uns dos outros, isso minimiza a tensão. É bonito quando um irmão mais novo, que se sobressai profissionalmente, demonstra consideração e respeito ao mais velho, e quando este apoia e incentiva o desenvolvimento do mais jovem sem medo de ser superado por ele.

Por outro lado, que triste é quando eles vivem em oposição, sem reconhecer que Deus dá habilidades e oportunidades diferentes, e que isso precisa ser respeitado. Quando há esse respeito mútuo entre irmãos, toda família se destaca, e não apenas uma pessoa.

E isso não vale apenas para irmãos de sangue, mas também para parentes, amigos e colegas em geral. Ajudar o próximo a desenvolver todo seu potencial é sempre a atitude mais agradável a Deus. – Vanderlei Schach

Ajude o seu próximo a se destacar.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.