share on:
Img_IconeBaixar_680px

14 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Atos 2.42-47

Os que criam mantinham­-se unidos e tinham tudo em comum (At 2.44).

Não há como dissociar a vida com Deus da vida em comunidade. Até a cruz de nosso Senhor, com suas duas traves – uma vertical e outra horizontal – nos lembra isso. E esta horizontalidade da vida cristã foi muito vívida na primeira igreja, como vemos no versículo em destaque.

Jesus Cristo não escolheu discípulos para viverem isolados uns dos outros. Isso vale tanto para o relacionamento com os irmãos de fé quanto para as relações diárias na escola, trabalho, clubes etc. Ao comer na casa de cobradores de impostos, Jesus deixou claro que santidade não é sinônimo de isolamento social (Mc 2.15-16). Mais importante é destacar que, ao se inserir na sociedade, Jesus não se deixava amoldar pelos seus padrões, antes contagiava outros com seu caráter e atitudes distintas. Por exemplo: na casa de Zaqueu, homem corrupto, a presença de Jesus inspirou em seu anfitrião uma radical mudança de vida (cf. Lc 19.8-9).

A vida em comunidade era tão importante para Jesus que ele orou para que seus seguidores fossem unidos entre si como ele e o Pai são (Jo 17.20-21). A união da igreja dá força à proclamação da sua mensagem no mundo (Jo 17.23). Sabendo disso, os apóstolos alertavam os primeiros cristãos contra o costume de alguns que não congregavam com os demais (Hb 10.25). Pessoalmente, não consigo me imaginar perseverando na doutrina cristã, no caminho da salvação e resistindo às tentações deste mundo caído sem este relacionamento estreito com irmãos e irmãs que professam a mesma fé. Também experimentei, no contexto de minha comunidade, ações práticas de pessoas que, em momentos mais delicados da saúde de nossos filhos, demonstraram misericórdia e graça, que sabemos serem provenientes de Deus. Percebemos, principalmente no meio da aflição, quão precioso é pertencer a uma comunidade que vive de fato e de verdade a fé cristã desejada por Jesus. – André Luis Selent

Jesus é a Cabeça, e a igreja é o corpo que tem braços para abraçar e mãos para ajudar o próximo.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!