share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 32.22-32

[…] ver a tua face é como contemplar a face de Deus; além disso, tu me recebeste tão bem (Gn 33.10b).

Relacionamentos entre irmãos sempre foram conturbados. Do começo ao fim de Gênesis, Deus traça sua história na vida de famílias em que os conflitos eram comuns. Na primeira família da História, Caim matou Abel por inveja da aceitação que este recebeu do Senhor (Gn 4.3-5). No último capítulo, José reconcilia-se com os irmãos que o haviam vendido por ciúmes do favoritismo que recebia do pai (Gn 45.1-15). Por fim, o texto de hoje também fala de uma reconciliação, que Jacó sabia ser necessária, mas encarava com medo e reservas. Assim, é surpreendente que, ao encontrar-se com o temido irmão mais velho, Jacó já não vê mais alguém assustador ou perigoso. Em vez disso, Esaú transmite-lhe a sensação de estar diante de Deus: não porque ele tinha ficado bonzinho, mas porque o próprio Jacó descobrira quem Deus era. Esta experiência construiu-se a partir de três grandes momentos na sua trajetória. Em primeiro lugar, quando precisou fugir de Esaú logo após tê-lo enganado, Jacó sonhou, certa noite, com anjos que subiam e desciam por uma escada que ligava os céus e a terra e com a promessa de Deus de que estaria sempre com ele (Gn 28.10-22). Segundo, morou durante muitos anos com o sogro, que lhe “passou a perna”, fazendo-o provar de “seu próprio veneno”. Por último, na noite anterior ao reencontro com Esaú, Jacó passou pela experiência de lutar com Deus em Peniel, conforme conta a leitura bíblica de hoje.

Caro leitor, se entre você e seu irmão há desavença, não espere até que ele tome a iniciativa de reconciliar-se. Busque orientação de Deus, lute com ele em oração, se for necessário. Mas faça também o que Jacó fez: continue a caminhada em direção ao seu irmão. Iniciar uma reconciliação, como fizeram Jacó e José, agrada ao Senhor, e talvez lhe dê uma experiência tão boa, que você também vai pensar ter visto a face de Deus. – André Luís Selent

Buscar a Deus também ajuda a encontrar o próximo.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!