share on:
Img_IconeBaixar_680px

22 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Pedro 5.8

A nossa luta não é contra seres humanos, mas contra … as forças espirituais do mal… (Ef 6.12).

Gosto desse tema porque me faz pensar numa realidade invisível: a verdadeira batalha que o cristão trava. Vou ilustrar: na hora de ir à igreja, certa família que conheci sempre começava a brigar e discutir por motivos pequenos e sem sentido. Na hora do culto, estavam todos transtornados de raiva e mal conseguiam acompanhar o que acontecia ali. Olhando de fora, podia parecer coincidência, mas a realidade é que para eles isso era uma intensa luta, em que as menores situações serviam para roubar-lhes a paz e gerar discussões, tirando sua concentração e foco em Deus. De fato, o “inimigo andava ao derredor buscando a oportunidade certa para tragar a todos”, e com frequência tinha sucesso.

Nem todas as dificuldades provêm de Satanás, mas situações como a descrita acontecem no dia a dia do cristão. Toda sorte de problemas, inclusive discussões por motivos bobos ou mesmo situações fáceis de resolver, acabam tirando nosso olhar de Deus e afastando-nos de seus caminhos. Você, filho de Deus, percebe quando isso acontece? Reconhece pessoas ou circunstâncias que parecem uma pedra no seu sapato, incomodando quando você menos espera, causando desânimo, raiva, brigas, vontade de desistir? Saiba que a real luta não é contra essas pessoas ou situações, mas contra forças malignas que querem afastar e manter longe de Deus (veja o versículo em destaque). O objetivo delas é nocautear a fé, derrubar, esfriar o amor a Deus, tirar o foco dele.

Aos coríntios, Paulo ensina como não desanimar na luta: “Fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2Co 4.18). Sendo assim, ao entender que a verdadeira luta é contra o inimigo que quer destruir sua fé, o filho de Deus consegue prosseguir, pois tem as armas certas (Ef 6.13-18) e a certeza de estar do lado do Vencedor. – Gabriel de Araújo Almeida

“Como cristãos, não lutamos para conquistar a vitória, mas lutamos em vitória.” (Warren Wiersbe)


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!