share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de Dezembro de 2020

Leitura Bíblica: Zacarias 9.9-17

Hosana! Bendito é o que vem em nome do Senhor! (Mc 11.9b)

O texto não deixa dúvida: o rei de Israel, o Messias prometido, estava a caminho. Zacarias descreve-o como um Rei de paz plenamente vitorioso, e essa profecia cumpriu-se quando Jesus de Nazaré fez a sua “entrada triunfal” em Jerusalém, como relatam os quatro evangelistas. A certeza de que a Palavra de Deus sempre se cumpre integralmente nos encoraja a esperar com confiança pelas promessas que ainda estão em aberto.

Mesmo não sendo imponente, forte e arrasador como o povo esperava, Deus enviou o Messias exatamente como prometido. Jesus era humilde. Ao entrar em Jerusalém, montou um jumentinho, e não um cavalo branco e fogoso, como era o procedimento normal dos reis que desfilavam depois de conquistar suas vitórias. Jesus obteve sua vitória com humildade, e não por meio da guerra, estabelecendo justiça e salvação para aqueles que creem nele. Dessa forma, atraiu seus inimigos para si por meio da pacificação. Não impõe um novo governo pela força, e mesmo assim restaura integralmente o seu povo. Um dos benefícios que traria seria a libertação dos prisioneiros. De fato, até hoje liberta seus seguidores da escravidão do pecado (a desobediência a Deus).

Até aqui, sua vitória manifesta-se na vida de seus seguidores, que com a ajuda divina são capacitados a superar seus vícios e maldades. Mas um dia ela será também pública, total e completa, demonstrando finalmente que o poder e a soberania de Deus atuam sobre o mundo inteiro. Naquele dia, seus inimigos – todos aqueles que, apesar de convidados e alertados, não se submeterem a ele – serão derrotados para sempre.

Jesus de Nazaré é o Messias enviado por Deus. Mas ele também é aquele que voltará, e cada ser humano, independentemente de ser ou não judeu, terá de se apresentar a ele. Se tiver recebido o Messias como Senhor e Salvador, será um momento de profunda felicidade. Você já conhece Jesus dessa maneira? – Itamir Neves de Souza

Reconcilie-se com Deus ainda hoje e aguarde com alegria pelo retorno definitivo do Messias!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!