share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: João 11.38-44

Jesus chorou (Jo 11.35).

Marta, Maria e Lázaro eram irmãos, amigos próximos do Senhor. Viram de perto suas obras, ouviram seu ensino; formaram a profunda convicção de que Jesus era de fato o Filho do Deus Onipotente. Então Lázaro adoeceu; mandaram chamar Jesus, mas ele demorou mais do que esperavam. Lázaro morreu. Ao chegar, o Senhor ouviu a voz da irmã ressentida: “o Senhor não estava aqui!”

Sabiam que Jesus era o próprio Deus, sua presença abria um mundo de possibilidades, mas com os olhos cegos pela dor, a fé falhou. Não entenderam quando ele disse “seu irmão vai ressuscitar”; sua expectativa se limitava ao visível e natural.

“Tirem a pedra!” Sem esperança, responderam: “Já está cheirando mal!” Traduzindo: “Nada mais adianta.”

Quando oramos angustiados, esperamos ser atendidos do jeito e no tempo que achamos adequados. Nem sempre é assim (geralmente não é). Não somos capazes de ver as coisas e os propósitos com os olhos do Pai. Então a fé entra em crise e a mente é tomada por pensamentos como “ele existe mesmo? Será que não me ama? Castigou-me por algo que fiz?” Às vezes, na intimidade da oração, a gente também fala, ressentido: “O Senhor não se importa”.

Mas ele se importa, sim! Jesus sabia muito bem que estava para ressuscitar seu amigo, mesmo assim, chorou; seu choro, contudo, não teve a mesma razão que o dos demais (desesperança), mas compaixão: a dor deles lhe doeu. Em nossa luta diária, os propósitos divinos nem sempre são compreensíveis. Morte e dor são parte da experiência humana; aflições fazem parte da vida neste mundo, e Deus, em sua sabedoria, nem sempre decide intervir. Mas, em todas as circunstâncias, não importa quão dolorosas, o Amigo Fiel está presente (mesmo quando parece estar longe), e se importa muito! Basta confiar que ele sabe o que faz e receber o seu conforto. – Miguel Herrera Jr.

Jesus bendito, agradeço pelo consolo da sua presença a cada dia, por saber o que sofremos e se importar!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.