share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 7.1-10

Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá (Sl 37.5).

Na leitura bíblica indicada, o centurião demonstrou a fé de quem compreende que Jesus tem o poder de fazer o que quiser. Ele expressa esse seu entendimento em uma analogia com seu próprio cargo, exemplificando a soberania de uma ordem dada por um superior: “Se eu disser a meu servo para fazer, ele irá fazer”. Dessa forma, indicou que entendera que Jesus na verdade detinha uma autoridade sobrenatural e muito superior à dele mesmo, e que bastaria que ele dissesse “que isso se faça” para que tal ordem se cumprisse. Nesse momento, foi perceptível que o centurião depositava seu caminho e confiança em Jesus.

Temos vivido tempos difíceis: são problemas seguidos de problemas, tempos de dores e perdas, de inúmeras doenças (dentro da nossa casa e também ao redor do mundo), terríveis crises financeiras, desemprego, choro e lágrimas; talvez, como no caso do centurião, o sofrimento não seja diretamente nosso, mas de alguém querido. Porém, mesmo diante de tais situações, recebemos uma linda e esperançosa palavra do salmista, que demonstra a eficiência do fazer de Deus: “Confie nele, e ele agirá”. A ação de Deus é capaz de nos tirar de qualquer situação adversa e nos transportar para o abrigo do seu abraço. Ela nos ampara e nos dá conforto. E, mesmo que a situação não se reverta como se deseja, ainda assim dá para crer que, sendo vontade de Deus, o que ele fizer será bom, perfeito e agradável. Será a realização do necessário, conforme o plano de Deus.

Resta, porém, uma interrogação: quando, afinal, é que se cumprirá este “ele agirá” que você espera? No entanto, a verdadeira questão não é o “quando”, mas o “como”, e por isso o mesmo versículo que traz a promessa também apresenta a condição: isso acontecerá quando entregarmos nosso caminho ao Senhor e confiarmos nele. Portanto, entregue, espere e com certeza você também verá! – Gabriel de Araújo Almeida

O agir de Deus é muito mais variado do que imaginamos – por isso, confie e deixe-se surpreender!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!