share on:
Img_IconeBaixar_680px

07 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 32.9-12

Não sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo. Quando atravessei o Jordão eu tinha apenas o meu cajado, mas agora possuo duas caravanas (Gn 32.10).

Uma das afirmações que a Bíblia faz é que Deus é bom, e nós não. Pode ser que você se ache bom, mas um rápido teste revelará a verdade. Não sei se você conhece a história da vida de Jacó, que orou as palavras que você leu no texto bíblico mencionado. Ele não tinha um bom relacionamento com seu irmão, Esaú. Enganou seu pai para conseguir uma herança que não lhe pertencia; anos mais tarde, teve dificuldades no convívio com seu sogro e seus cunhados. Apesar de tudo isso, Jacó foi muito abençoado por Deus.

Agora pergunto: conhecendo a história de Jacó, você daria a ele tudo o que Deus deu? É provável que não. Geralmente damos às pessoas recompensas pelo que elas fazem de bom. E se recompensamos algumas pessoas e outras não, mostramos que somos parciais. E, ao sermos parciais, não somos bons, pois na parcialidade há injustiça. Contudo, Deus é bom para com todos. Jacó reconheceu que não era digno de toda bondade e lealdade com a qual foi tratado. Se Deus o tivesse recompensado somente por merecimento, ele continuaria apenas com o seu cajado.

De que maneira você olha para todas as coisas que tem? Você vê nelas a expressão da bondade e lealdade de Deus para com você ou se acha digno delas? Seria você mais merecedor que outras pessoas? Tenho certeza que não. Todos nós, sem distinção, somos totalmente indignos de qualquer benefício que o Senhor nos concede, pois não somos bons. Mas Deus, em sua infinita misericórdia, nos trata com muita bondade. Ele cuida de nós mesmo quando não o merecemos.

Neste dia, desejo que você pare por um momento e olhe para tudo o que Deus está lhe concedendo. E agradeça, pois mesmo que você não o mereça, ele ainda assim decidiu abençoá-lo. Isso é bondade. – Marcos Passig

A maior expressão da bondade de Deus está em Jesus Cristo, entregue para a salvação de todo aquele que crê.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!