share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

08 de janeiro de 2018

Leitura Bíblica: Juízes 6.1-16

Que é o homem para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? (Sl 8.4)

Muitas vezes ouvimos pessoas duvidando do amor de Deus pelo ser humano, tal qual o salmista no verso em destaque. Gideão também questionou: “Se o SENHOR está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam?” (v.13a). Ele estava sentindo falta de ver os grandes milagres de Deus.

O mundo está cheio de violência, dor, ódio, mágoas, ressentimentos, guerras, separações, brigas e tragédias. As pessoas perguntam, estarrecidas com os acontecimentos: “Onde estão todas as maravilhas de Deus?” Outros chegam a dizer que, se Deus realmente existisse e amasse as pessoas, não permitiria que tantas coisas ruins acontecessem. Quantas dúvidas!
O versículo 1 da leitura de hoje diz que mais uma vez os israelitas tinham se desviado das ordens do Senhor, e por isso os midianitas, um povo vizinho, já oprimia Israel há sete anos. Aqui está a resposta a Gideão: o povo não se importava mais com o que o Senhor queria, e escolheu fazer sua própria vontade, desagradando a Deus. A perseguição dos midianitas foi apenas uma consequência por terem abandonado Deus. Da mesma forma, será que toda maldade que vemos ao nosso redor não seria também um resultado das escolhas do ser humano, muito mais do que um problema de falta de amor da parte de Deus?

Durante um culto doméstico no qual estudamos esse texto, nosso filho de 9 anos perguntou: “O que significa Deus?” O pai abriu a Bíblia em 1 João 4.8 e leu: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. Podemos questionar o que as pessoas fazem umas com as outras, e principalmente o que fazem em relação a Deus. Entretanto, devemos ter certeza absoluta de que a essência de Deus é amor, e a prova é ter entregado Jesus para morrer na cruz e perdoar tudo o que fazemos que lhe desagrada. – ACS

Quem ama a Deus vê suas maravilhas, independentemente das circunstâncias.