share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: 2 Samuel 12.24-25

[O Senhor afirmou:] Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados (Is 43.25).

A história é famosa: enquanto Urias está na guerra, lutando no exército de Davi, sua esposa e o rei cometem adultério. Uma gravidez inesperada coloca a reputação e a vida de ambos em risco. Quando falha o estratagema para enganar (novamente) o marido traído, levando-o a pensar que a criança seria dele, a solução de Davi é drástica: causar a morte de seu guerreiro. Com o rival fora do caminho, ele leva Bate-Seba para o palácio. Quando tudo parecia resolvido, Deus intervém: envia o profeta Natã a Davi com uma repreensão dura e anuncia os inevitáveis resultados decorrentes daquela maldade. O rei então reconhece seu pecado e se arrepende – e Deus o perdoa, pois essa é a promessa que ele deixou registrada em sua Palavra: “Se confessarmos os nossos pecados, [Deus] é fiel e justo para perdoar os nossos pecados” (1Jo 1.9a). As consequências vieram, mas o relacionamento do rei com o Senhor estava restabelecido.

Então vem a linda leitura de hoje: Davi e Bate-Seba recomeçam, como se fosse do zero. E, do ponto de vista de Deus, era exatamente isso: como um outro casamento, realizado da forma correta, não baseado em traição e morte. Nasce um novo filho, que, mesmo não sendo o primogênito, depois se torna o sucessor do pai. E o texto ainda diz, expressamente, que Deus amou esse menino. Isso é possível?! Sim: Deus apagou as transgressões dos pais, não se lembrou mais dos seus pecados – ele esqueceu!

Isso vale também para mim e para você. Quando nós realmente nos arrependemos de desagradar a Deus – seja em atos, pensamentos, atitudes ou comportamentos – e reconhecemos isso, ele perdoa. Sem restrições. Ele não mantém registro para consulta futura: tudo é esquecido. Perdoar a si mesmo não tem nada que ver com isso, pois o perdão de Deus é suficiente. Creia e comece do zero! – Doris Körber

Deus nunca se cansa de dar uma nova chance a quem se arrepende!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!