share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: 2 Samuel 6.1-15

Como vou conseguir levar a arca do SENHOR? (2Sm 6.9b)

Ainda antes de Saul se tornar o primeiro rei de Israel, o povo saiu para guerrear contra os filisteus. Foram derrotados na primeira batalha, e por isso resolveram levar a arca de Deus, que simbolizava a presença do Senhor, para a luta seguinte, supondo que esse “talismã” lhes daria a vitória sobre os inimigos. Ledo engano! Além de os israelitas perderem novamente, os filisteus levaram a arca como troféu pela vitória e a colocaram como oferenda na casa do seu deus Dagom. Entretanto, a presença da arca de Deus entre os filisteus causou-lhes tantos aborrecimentos que resolveram enviá-la de volta para o território de Israel. Assim, a arca acabou ficando na casa de Abinadabe, em Quiriate-Jearim, por um período de vinte anos.

Depois que Davi se tornou rei sobre toda a nação de Israel, decidiu levar a arca de volta para Jerusalém, onde preparara uma tenda especial para ela. Só que mais uma vez o plano não funcionou como esperado. A arca tinha sido colocada em um carro de bois e seguia escoltada por dois filhos de Abinadabe. No entanto, acontece uma nova tragédia e, para grande desgosto de Davi, a arca mais uma vez ficou parada, longe de Jerusalém. Ao cabo de três meses, o rei resolveu fazer nova tentativa, mas dessa vez tomou o cuidado de encarregar os levitas de levá-la, como determinado pelo Senhor na época da confecção da arca.

Não realizar a obra de Deus corretamente pode trazer inúmeras consequências ruins, inclusive morte, em casos extremos. A Bíblia contém os princípios de Deus para a nossa vida, e mesmo que alguns pareçam incompreensíveis ou ultrapassados, faremos bem em observá-los – não por medo do castigo, mas porque cremos que o seu plano e objetivo são perfeitos. O Senhor se agrada em ver quando lhe obedecemos pela fé, convictos de que sua vontade é a melhor para nós! – Mário Miki

Obediência e fé são a receita certa para ser bem-sucedido aos olhos de Deus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!