share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Números 21.1-3

Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos (Dt 5.29a).

No texto de hoje, os israelitas demonstraram disposição em destruir completamente o inimigo, mas depois da conquista de Canaã, não (Jz 1.19-3.6). O que aconteceu? Quando estavam no deserto, passar por territórios de outras nações era necessário para atingir o alvo: a Terra Prometida. Quando lá chegaram, expulsaram diversos povos que ali moravam. Interessante que Deus não lhes deu uma terra vazia: tinham de fazer sua parte na conquista. Mas guerras são cansativas… Quando se instalaram, o foco deixou de ser cumprir a ordem de Deus (Dt 7.1-2,16) para finalmente desfrutar da promessa: construir, plantar, colher… E os cananeus não foram destruídos completamente.

Isso também pode acontecer na vida cristã. Alguém entrega sua vida a Cristo e dispõe-se a obedecê-lo: abandona o que desagrada o Senhor, deseja que todos conheçam Jesus e não perde oportunidade de proclamar o evangelho… Por que desanima depois? O foco muda: é preciso pagar contas, formar uma família, ter profissão e casa… A vida diária pode levar um cristão antes disposto a acomodar-se: já não lê mais a Bíblia e não fala de Jesus aos outros para não prejudicar sua carreira. Como os israelitas, muitos deixam de lutar pelo Senhor porque preferem o conforto de uma vida produtiva, dispensando a ligação com seu dono. Perdem o privilégio de cooperar na obra divina e de obedecer ao Senhor, sem falar dos tesouros escondidos na Bíblia que deixam de ser encontrados e colocados em prática.

Mesmo que a sociedade cobre tanto, a vontade divina é que deveria estabelecer a agenda dos cristãos, não o acúmulo de bens materiais. A promessa de vida eterna não pode gerar acomodação, pois ainda há um caminho até o Céu. Que Deus dê disposição aos seus filhos para enfrentar todas as batalhas necessárias para atingir o alvo de ser como Jesus! – VWR

Servir a Deus é deixar a zona de conforto e partir para a luta!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!