share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Josué 2.1-14

Deus não trata as pessoas com parcialidade (At 10.34b).

Ao contar a história desse capítulo do livro de Josué para crianças, poderíamos dizer que ele fala de uma mulher que brincou de esconde-esconde e venceu! Só que o que aconteceu ali não era bem uma brincadeira. Era real. Os dois israelitas enviados para espionar Jericó entraram na casa de uma prostituta – isso era uma boa forma de esconder as verdadeiras intenções, já que ninguém estranharia a presença de dois desconhecidos ali. Além de dar informações interessantes sobre a situação do povo (“…o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o SENHOR, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra”; v.11), ela ainda escondeu os espiões tão bem que os soldados não os encontraram. Por fim, ajudou-os a escapar da cidade sem serem vistos e orientou-os sobre como voltar em segurança até Josué.

Uma prostituta costuma ser discriminada e desprezada pelas pessoas, mas não pelo Senhor. Deus deu a Raabe a mesma oportunidade de ouvir a respeito do seu poder e aceitou a fé dela da mesma forma como fazia com Israel. Com fé em Deus e por temor a ele, Raabe cumpriu a palavra dada aos espiões, confiando que o Senhor a protegeria. Entendeu que temer a Deus é mais importante que temer os homens. Com isso, salvou sua família da morte.

É preciso tratar cada pessoa com dignidade, mostrando-lhe que Jesus morreu e ressuscitou por cada ser humano e que ele não faz qualquer distinção entre um indivíduo e outro. Com Deus é diferente: ele não mostra seu poder e amor apenas a um determinado grupo de filhos preferidos. Todas as pessoas têm a oportunidade de ver as suas obras, e qualquer um que o reconhecer como Salvador e Senhor soberano receberá dele força, valor, dignidade e sabedoria! – Aline Coscioni Schach

Em Deus não há discriminação!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!