share on:
Img_IconeBaixar_680px

07 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 94.12-13

Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-­ poderoso (Jó 5.17).

Atualmente, a palavra “disciplina” parece não soar bem aos ouvidos da maioria das pessoas. Defende-se uma liberdade total de escolhas e de regras a serem seguidas. Contudo, todo aquele que fizer uma análise um pouco mais criteriosa perceberá que uma sociedade sem disciplina caminha para sua autodestruição. Exemplifico: uma criança que não foi disciplinada quando cometeu um pequeno furto crescerá pensando que pode fazê-lo sem problema algum. O aluno que cola em provas ou que entrega atestados médicos falsos ou comprados agirá da mesma forma em sua vida adulta se não for confrontado. Creio firmemente que se houvesse mais disciplina não estaríamos sendo bombardeados com tantas notícias de corrupção – infelizmente, presente em todas as esferas e classes sociais. Quem é orientado a agir corretamente sabe que há a necessidade de obediência às normas e aos superiores. A disciplina assegura o bem-estar dos indivíduos e resulta em famílias saudáveis e numa sociedade melhor.

Lemos hoje que o homem que é corrigido por Deus é feliz. Pelo fato de constantemente desagradarmos ao Senhor por meio de pensamentos, sentimentos e atitudes que na Bíblia são chamados de pecado, ele precisa nos disciplinar com frequência. Isto não visa nos privar de algo ou trazer sofrimento, mas evitar que caminhemos em direção a nossa própria morte. O autor do livro de Provérbios diz: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem” (Pv 3.11-12). Pessoas que foram corrigidas tornam-se aptas a enfrentar com muito mais sabedoria e tranquilidade os momentos difíceis e maus que fazem parte da vida de qualquer ser humano. Por isso, alegre-se toda vez que o Senhor reorientar sua vida em direção a ele e aos seus propósitos. – Marcos Passig

A disciplina divina nos aproxima do Senhor e é mais uma prova de seu amor por nós.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!