share on:
Img_IconeBaixar_680px

25 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Provérbios 29.15-17

A criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe (Pv 29.15b).

Na fila do caixa de um supermercado havia uma mulher com seu filho pequeno, que empurrava o carrinho de compras contra um homem à sua frente. Este, incomodado, virou-se e pediu à mãe da criança que a fizesse parar com aquilo. Ela, porém, disse que seu filho fazia o que tivesse vontade. O menino, divertindo-se, continuava a empurrar o carinho. A paciência do homem estava acabando. Teve uma ideia: pegou um pote de mel, abriu-o e o derramou sobre a cabeça do menino. A mãe, chocada, esbravejou: “Por que o senhor está fazendo isto?” “Porque me deu vontade”, respondeu-lhe o homem, irado.

A sociedade está confusa. Ela quer se livrar de seu passado de uso da palmatória e de outros abusos contra crianças. Faz bem. Houve exageros, aqui e ali. Mas ela está resvalando para o outro lado: da permissividade total. Chegam à vida adulta gerações inteiras de adolescentes que não receberam em casa uma disciplina equilibrada e saudável. Ela lhes daria segurança quanto ao certo e errado e sobre como tratar os outros com respeito.

Será que os graves problemas sociais de hoje não são reflexos dessa falta de disciplina, da educação que lhes foi negada? Por que a juventude está cada vez mais escravizada às drogas? Por que não tem convicção e coragem para dizer “não” ao seu apelo? Como se explica a superlotação dos presídios, cheia de gente que não soube controlar seus impulsos, cometendo crimes? Muitos gostariam de ter recebido em casa uma boa educação que os tivesse poupado de perder anos preciosos de suas vidas na prisão.

Voltemos à Bíblia, para reaprender o que ela nos diz sobre disciplina – não apenas para crianças, mas também para os adultos. Aliás, “o Senhor disciplina a quem ama” (Hb 12.6a). Ele sabe que precisamos dela.

Você e seus filhos estão entregues à sua própria vontade degenerada? Ou desfrutam do benefício de uma vida disciplinada? – Sérgio Vilmar Markus

A disciplina pode doer, mas depois produz bons frutos na vida dos disciplinados (cf. Hebreus 12.11).


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.