share on:
Img_IconeBaixar_680px

22 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 10.1-32

Este é o registro da descendência de Sem, Cam e Jafé, filhos de Noé. Os filhos deles nasceram depois do dilúvio (Gn 10.1).

Quando o Dilúvio veio por causa da maldade humana, Noé foi salvo porque teve fé em Deus e lhe obedeceu (Hebreus 11.7). O Senhor salvou também sua família, incluindo seus três filhos, citados no versículo-chave. A leitura bíblica pode parecer enfadonha, mas se considerarmos o contexto desse registro, com certeza conseguiremos aplicá-lo a nós.

O Dilúvio dizimou a terra e eliminou quase todos os seres viventes. Era uma época de pouquíssima esperança, e talvez a família de Noé lutasse com algumas dúvidas: “Como a vida vai continuar se todos estarão mortos? Como prosseguir sozinhos? Como vamos dar conta da terra inteira?”. Perguntas assim parecem-se muito com as que fazemos hoje em dia quando a situação está ruim para o nosso lado!

Creio que todos nós enfrentamos épocas em que a esperança enfraquece. Parece que estamos diante de um novo Dilúvio e que não seremos resgatados: a fé esmorece, a esperança se esconde, a frieza toma conta do coração e até mesmo nossas atitudes refletem o desespero da alma. Mas Deus é sempre bom e nunca muda. No passado cuidou de seus filhos e nunca deixou nenhum desamparado, e também hoje pode fazer o mesmo que fez a Sem, Cam e Jafé: coloca seu filho na “arca” e o protege até a inundação passar. Enquanto isso, vai tratando a esperança perdida, a fé esmorecida e a frieza de coração. Isso não acontece com um estalar de dedos; antes, ele usa as diversas situações da vida para curar. Para isso, é preciso reconhecer que as mãos de Deus são capazes de sustentar mesmo quando não as sentimos.

Depois do Dilúvio, vieram os descendentes de Noé, por meio de seus filhos. A humanidade multiplicou-se de novo e a vida continuou. Com certeza, a experiência dentro da arca trouxe novas perspectivas, novos olhares, renovação da fé e da esperança e novo calor ao coração de quem foi protegido por Deus. – Gabriel de Araújo Almeida

Dilúvios virão, mas, para quem estiver abrigado em Deus, a vida seguirá, e seguirá bem!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!