share on:
Img_IconeBaixar_680px

22 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 54.1-7

Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações (Sl 34.17).

O livro dos Salmos poderia ser chamado de “livro das confidências”, pois nele vemos filhos de Deus do passado lançando suas mais diversas ansiedades aos pés do Senhor. Davi foi quem mais usou de salmos (do total de 150, 73 são atribuídos a ele) para derramar seu sofrimento diante de Deus. Muitos desses poemas nasceram das angústias que sofreu durante os anos em que fugia do rei Saul para não ser morto.

O salmo 54 mostra a aflição de Davi quando soube que os moradores da região do deserto de Zife, onde ele se escondia, delataram a sua presença ao rei Saul. Estes zifeus também eram da tribo de Judá, como Davi, o que deve ter lhe dado a sensação de ter sido traído por seu próprio povo. Talvez não se sentisse mais seguro em nenhum lugar. Como você reagiria em uma situação dessas, sabendo correr sério risco de vida? A reação imediata de Davi foi clamar a Deus, mostrando o quanto dependia de seu Senhor. Mais que isso, ele confiava que Deus, sendo justo e bom, sabia o que era o melhor para ele. Por isso, deixa nas mãos do Senhor qualquer possível vingança.

Davi não termina seu salmo com murmuração ou com pena de si mesmo. Em vez disso, com gratidão e louvor a Deus, lembra que o Senhor já o livrara em outras aflições do passado. Tais experiências alimentavam sua fé no presente, e davam-lhe a certeza de que Deus o libertaria também desta tribulação.

Deus respondeu àquela oração. Quando o exército de Saul fechava o cerco sobre Davi, o rei foi surpreendido com a informação de que os filisteus tinham invadido Israel. Isto fez com que ele desistisse de perseguir Davi e fosse combater o povo inimigo (1Sm 23.26-28).

Você está aflito com alguma situação? Saiba que Deus tem poder para libertar também você das suas dificuldades e, acima de tudo, lhe dar paz de espírito em meio aos problemas. – Sérgio Vilmar Markus

Davi usa mais da metade de sua prece para expressar sua fé em Deus. Que tal imitar este exemplo?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.