share on:
Img_IconeBaixar_680px

29 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Atos 16.11-15

Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas foram à casa de Lídia, onde se encontraram com os irmãos e os encorajaram. E então partiram (At 16.40).

Após uma tentativa frustrada de pregar o evangelho na província da Ásia (hoje Turquia), mas orientados por Deus (veja At 16.6-10), Paulo e sua equipe missionária vão para a cidade de Filipos, na Macedônia (Europa). Não havia em Filipos uma sinagoga dos judeus (que exigia um mínimo de dez homens para manter-se em atividade), onde Paulo pudesse iniciar suas atividades. Por isso, no sábado foram procurar um lugar onde talvez houvesse pessoas interessadas em ouvir sua mensagem. A busca levou-os para fora da cidade, para a beira de um rio, onde começaram uma conversa com as mulheres presentes. Entre elas, havia uma chamada Lídia, que escutava atentamente o que Paulo falava. Ela era vendedora de tecido, portanto devia ser alguém “bom de papo”, como se diz hoje. Conforme o texto, “o Senhor abriu seu coração para atender a mensagem de Paulo”, Lídia converteu-se ao Senhor Jesus e foi batizada. Por fim, convenceu Paulo e seus companheiros a se hospedarem na casa dela.

A profissão de Lídia possivelmente fez dela uma mulher rica, com casa, funcionários e negócios. Mesmo assim, buscava o Deus vivo dos judeus. Este fato mostra que ninguém consegue se contentar apenas com riquezas, um bom trabalho, posses. Lídia interessou-se pela mensagem de Deus, que atrai e salva pessoas, e foi ela mesma transformada.

A conversão de uma só mulher pode parecer insignificante. No entanto, seus familiares e amigos a acompanharam na fé. Algum tempo depois, Paulo e Silas foram presos em Filipos, e o verso em destaque mostra que, quando foram libertados e voltaram à casa de Lídia, já havia ali um grupo de irmãos reunidos, possivelmente o início de uma igreja que mais tarde trouxe muitas alegrias ao apóstolo, como se vê pela carta aos Filipenses. – Vanderlei Schach

É surpreendente como Deus transforma pequenos começos em grandes empreendimentos.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!