share on:
Img_IconeBaixar_680px

26 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Isaías 29.13

Disse então o SENHOR a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal” (Jó 1.8).

Ao ler o texto da leitura bíblica, a primeira coisa que pensei foi: “Eu não quero que Deus diga isso de mim”. Logo em seguida, lembrei-me do versículo em destaque. Deus elogia Jó para Satanás! Imagino a expressão de pai orgulhoso que acompanhou tais palavras. Deus se agradava de Jó, mas não se agradava do povo de Israel no momento que falava com o profeta Isaías. Por quê? O povo seguia à risca os rituais estabelecidos para a adoração. Oferecia holocaustos, assim como Jó. Por que Deus faz essa distinção?

Jesus mesmo nos dá esta resposta: o Pai procura pessoas que o adorem em Espírito e em verdade (Jo 4.23). Enquanto os judeus apenas cumpriam rituais vazios com inúmeras regras inventadas por homens, Jó adorava de coração. Esta é a diferença!

Hoje os rituais são diferentes, mas ainda existem. Pensa-se que para adorar basta ir à igreja, fechar os olhos, levantar as mãos, repetir algumas palavras preestabelecidas. Quem vê uma pessoa seguindo estes passos conclui que ela está adorando a Deus. Mas as emoções e a mente dela podem estar tão longe dali…

Agradar a Deus não é um ritual executado pontualmente, mas um estilo de vida. Envolve uma disposição de corpo, mente e espírito, composta por vários atos pequenos e diários. Para nós, é difícil reconhecer a diferença entre o que é aparente e o que é genuíno, mas “o SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração” (1Sm 16.7b).

Você pode até fazer tudo muito certinho, ser uma “pessoa boa”. Mas qual é a motivação para as suas ações? Você faz porque quer ser bem visto pelas pessoas? Faz “no automático”? Para conquistar algo ou alguém? Ou porque isso alegra a Deus? – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

O que Deus diz sobre você?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!