share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Juízes 6.11-16

[O Anjo do Senhor disse a Gideão:] O Senhor está com você, poderoso guerreiro (Jz 6.12).

Gideão estava desanimado por causa da invasão de seu país. Os inimigos estavam por toda parte e, para poder salvar um pouco de trigo, ele limpava o resultado de sua colheita em um lugar impróprio, no lagar (uma espécie de tanque onde se preparava o vinho), e não em um lugar alto, para que a palha fosse levada pelo vento. A situação da nação era muito difícil, e a sensação de impotência de Gideão era total.

Além de ter de trabalhar escondido, Gideão se sentia abandonado por Deus. Conhecia as histórias a respeito dos livramentos realizados pelo Senhor no passado, mas não via saída para as situações de dificuldade no presente. Por isso, ao ser convocado por Deus para que se dispusesse a ser usado para livrar o povo, ele se sentiu totalmente incapaz – afinal, pertencia à família mais pobre da tribo de Manassés, e ainda por cima era o menos importante em sua própria família.

Contudo, a partir daquele momento, Deus estaria com ele e, quando Deus está com alguém, não há quem possa resistir a essa pessoa. Gideão, como instrumento de Deus, foi adiante, convocou o exército e livrou o povo.

Os tempos são outros, os problemas e desafios também, mas o Deus que se faz presente com o seu povo é o mesmo, com igual poder e capacidade para livrar. Assim, mesmo que os desafios destes dias sejam enormes e você se sinta o menor dos seres humanos, totalmente incapaz para enfrentá-los, e esteja até pensando em se esconder para não enfrentar as lutas, como Gideão inicialmente havia feito, lembre-se que, quando o Senhor está conosco, a vitória é garantida.

O cristão não conta com a presença de Jesus apenas em ocasiões especiais, mas em todos os momentos de sua vida. Foi ele mesmo que nos prometeu a sua presença constante. Assim, não desista, vá em frente: submeta-se a Deus e ele estará sempre com você. – Antonio Renato Gusso

Quando Deus está conosco não precisamos temer as dificuldades do dia a dia.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.