share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Mateus 22.23-33

Vocês não leram o que Deus lhes disse: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! (Mt 22.31b,32)

Já imaginou ser religioso, crer em Deus e ao mesmo tempo não acreditar na vida após a morte? Assim eram os saduceus, que não criam na ressurreição dos mortos. Anualmente há um dia em que nossa sociedade para a fim de lembrar seus mortos. Para muitas pessoas, é um dia triste. Por quê? Além dos sentimentos de saudade dos entes queridos que partiram, está presente a incógnita, o elemento do “desconhecido”, que por si só gera o medo.

Você já parou para pensar na grande diferença que faria viver com a certeza de que esta vida não tem seu fim com a morte física? Pois é exatamente disso que Jesus trata neste texto. Ele argumenta que Deus se descreve como “Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”, personagens bíblicos que àquela altura já tinham morrido – fisicamente – há aproximadamente dois mil anos. Por isso, conclui Jesus, ao afirmar isso Deus na verdade está dizendo: “Estes homens estão vivos!”

É por isso que Jesus pode dizer à enlutada Marta, irmã do falecido Lázaro: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (Jo 11.25,26). Também o ladrão arrependido crucificado ao lado do Senhor ouviu essa boa notícia: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.43). Por fim, é por isso que o apóstolo Paulo afirmava: “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro… desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor” (Fp 1.21,23b). Para Paulo, morrer fisicamente era estar com Jesus – vivo para sempre! E a notícia ainda melhor é que essa vida eterna está disponível para qualquer pessoa: basta crer que a morte de Jesus é suficiente para reconciliar-nos com Deus e abrir-nos a porta para o Céu. – Genevaldo Edino de Souza Bertune

O cristão não morre! Cristo morreu e ressuscitou para lhe dar esta certeza!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.