share on:
Img_IconeBaixar_680px

10 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 11.29-30

Disse o SENHOR [a Abraão]: “Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho”. Sara escutava à entrada da tenda atrás [do marido] (Gn 18.10).

Uma mulher estéril carregando a promessa de um dia ainda ser mãe: essa era Sara. Difícil acreditar nisso! Ela já tinha passado décadas tentando engravidar, e agora já não tinha mais idade para isso. Quando ouviu então que na primavera seguinte teria um filho no colo, ela riu e não acreditou. Para que criar expectativa se não há esperança? Por que iludir-se com o impossível?

Perguntas como essas vira e mexe passam também em nossa mente. Recordo-me de um jovem que conheci. Sua situação era humanamente irreversível. Por não dar abertura para uma discussão franca, a cultura familiar impedia a resolução do problema, e a única pessoa capaz de ajudar tinha medo de enfrentar o conflito. O rapaz lamentou: “Na minha família, é cada um por si. Todos acham isso extremamente normal e não veem o quanto isso me machuca! Nem falar o quanto isso me faz sofrer muda o coração deles”. Quando ele terminou de falar, recorri a Deus em oração e uma lembrança me inundou: “Diga-lhe que o Senhor é Deus de milagres”.

Deus opera milagres em nós e por meio de nós. Às vezes, no entanto, é imprescindível crer e agir com fé de que Deus fará o impossível! Se seguirmos lendo o livro de Gênesis, descobriremos, no capítulo 21, que na primavera seguinte Sara realmente teve seu filho. Um milagre!

Diante de uma batalha aparentemente impossível, o filho de Deus não deve desistir, achando que não há solução só porque não enxerga uma. Deus nos chama a crer. Nos desafios da fé, não há luta fácil: crer que dá para gerar vida em meio ao poço de morte, levar luz a lugares tomados pela escuridão, abrir os olhos de quem está cego de esperança… Mas em Deus tudo isso se torna possível, pois ele é Deus de milagres! – Gabriel de Araújo Almeida

“Nada é impossível para Deus” (Lucas 1.37).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!