share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Jeremias 1.1-8

O Senhor perguntou a Caim: “Onde está seu irmão Abel?” Respondeu ele: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?” (Gn 4.9).

Quanto mais conhecemos a Deus, melhor entendemos o quanto ele sabe sobre cada um de nós. Quando o Senhor chama alguém para realizar certa missão, ele não precisa lançar mão de nenhum fichário. Ele sabe de cor o nome, a filiação e o lugar onde nasceu e vive tal pessoa. Ele conhece cada um de seus antepassados e também cada virtude e defeito, tenham sido eles herdados ou não.

Assim, ele sabia, p.ex., que Jeremias seria um servo humilde e submisso. Mas sabia também que o profeta enfrentaria muitas dúvidas e inseguranças, como vemos na leitura de hoje. Como um pai carinhoso, o Senhor trata de animar e fortalecer Jeremias para as dificuldades que enfrentaria: dos três reis citados, apenas Josias teve um caráter digno. Os outros dois, Zedequias e Jeoaquim, provocaram a ira do Senhor por levarem Judá ao mau caminho. O cuidado de Deus com seu povo começa pelo indivíduo. Ele não passou por cima dos sentimentos de Jeremias, pois conhecia cada um deles. Sentindo-se amparado pelo Senhor, o profeta conseguiu cumprir sua missão apesar da forte oposição. Mantendo-se perto de Deus mesmo nas dificuldades, pôde concentrar sua atenção no povo.

O que Deus espera de nós, em resposta a tão elevado conhecimento que ele tem a nosso respeito e à forma como lida conosco? Sem dúvida, temor e reverência. Mas não só isso. Com Jeremias, aprendemos como o cuidado de Deus conosco se reflete em compaixão e amor pelo próximo. Somos por natureza egoístas, incapazes de cuidar de outra pessoa com a atenção necessária – e Caim é um ótimo exemplo disso. O ser humano tem um esquema perigoso: para que eu fique bem, é preciso que o outro esteja em situação pior. Com Jeremias foi o contrário! Sua postura humilde permitiu que Deus concretizasse na vida dele o significado de seu nome: “o Senhor exalta”. – Manoel de Jesus The

Quanto mais reconheço que Deus cuida de mim, mais liberdade tenho para cuidar do meu próximo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.