share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-18

O SENHOR lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do SENHOR, pois o SENHOR vai passar” (1Rs 19.11).

A nação israelita passava por uma grande seca, e a rainha Jezabel estava exterminando os profetas do Senhor. A situação era grave. Mesmo assim, o profeta Elias, que tinha se refugiado fora do país, manda avisar ao rei Acabe que estava de volta. A recepção que teve não foi nada simpática, mas o profeta ousadamente confronta o rei, avisando que as dificuldades pelas quais a nação passava eram consequência de terem virado as costas ao Senhor e adotado a idolatria da rainha. Em seguida, apresenta uma proposta para verificar de uma vez por todas quem era o verdadeiro Deus: para isso, o rei, o povo e os profetas de Baal deveriam se apresentar no monte Carmelo. Elias convoca os israelitas a se decidirem pelo Senhor ou por Baal, e então lança o desafio: os profetas construiriam um altar para o seu deus, e Elias faria um para o Senhor. Ficaria comprovada como soberana a divindade que mandasse fogo do céu para queimar os sacrifícios oferecidos. Naquele dia, o poder de Deus foi demonstrado com clareza, para a fúria da rainha, que ameaça Elias de morte.

E aqui entra a leitura bíblica de hoje. Elias tinha acabado de enfrentar o rei e centenas de profetas de Baal, mas agora fica com medo, desanima e pede para morrer. Em Horebe, ele mesmo é, então, confrontado com suas dúvidas a respeito da ação de Deus, e descobre que, por um lado, ainda tem tarefas a realizar e, por outro, não está sozinho como pensava.

Você já passou por uma experiência assim? Primeiro uma bela vitória para Deus, e logo em seguida um profundo desânimo, porque o trabalho parece não caminhar como deveria? Ficou com vontade de desistir? A obra do Senhor não é fácil, mas ele jamais abandona seus servos. Por isso, quero encorajá-lo a continuar atento à voz suave de Deus, para que ele o fortaleça e reanime. Enquanto você estiver vivo, Deus tem uma tarefa para você. – José Donato Cavalheiro

Importa mais obedecer a Deus do que ceder às circunstâncias.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!