share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Atos 13.1-5, 15.36-40

Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério (2Tm 4.11).

A leitura bíblica fala da primeira viagem missionária de Paulo. Enviados pela igreja de Antioquia, Paulo e Barnabé partiram na companhia de um parente deste, chamado João Marcos. O primeiro destino estava na ilha de Chipre, uma grande ilha do Mediterrâneo, onde aportaram em Salamina. Após pregarem o evangelho nessa cidade, continuaram até Pafos, no litoral sudoeste. Ali tiveram uma experiência extraordinária: Sérgio Paulo, o governador da ilha, queria ouvir a palavra de Deus, mas um de seus assessores, um mágico chamado Elimas, tentava impedi-lo de crer. Por isso, o Espírito Santo usou Paulo para avisar como Elimas seria punido por isso: ficaria cego durante algum tempo. Quando isso se concretizou, o governador creu e, profundamente impressionado, aceitou a mensagem pregada pelos missionários. Em seguida, Paulo e seus companheiros voltaram para o continente, indo agora até Perge. Lá, no entanto, João os deixou e voltou para Jerusalém. Talvez não tenha suportado as dificuldades da viagem – não sabemos o motivo real. Mais tarde, isso criou um conflito quando, na viagem seguinte, Barnabé queria novamente levar João, mas Paulo não concordou. A discordância foi tamanha que não puderam continuar viajando juntos. Muitos anos mais tarde, no entanto, Paulo pede a Timóteo que leve Marcos para vê-lo, pois reconhecia a utilidade deste no ministério. A crise havia sido superada.

É pena que desentendimentos entre bons irmãos sejam possíveis, mas vemos também que eles não precisam ser prejudiciais à obra de Deus. Barnabé e João Marcos foram numa direção, Paulo e Silas, com outros companheiros, em outra. Ambos puderam continuar seu trabalho. Em sua imensa graça, Deus usa até mesmo as consequências das falhas humanas de forma positiva. É assim que funciona o reino de Deus. – Wilfried Köber

O conflito com um irmão nunca é bom, mas, quando há arrependimento, Deus pode tirar algo positivo disso.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!