share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Mateus 4.1-11

Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte (Tg 1.14-15).

Um jovem pregador foi convidado a pregar em outra cidade. Ao chegar lá, hospedou-se no hotel e depois passou um bom tempo em oração, preparando-se para o dia seguinte. Ao terminar, ligou a televisão, mas então percebeu que um canal de conteúdo adulto estava liberado. O impulso de olhar surgiu, mas ele rapidamente desligou o aparelho, pois seu desejo de agradar a Deus era maior que o de ceder à sua própria vontade.

Na leitura bíblica de hoje, Satanás ofereceu ótimas propostas para despertar desejos impróprios em Jesus, mas este não cedeu. No fim, o inimigo teve de desistir. Para Jesus, agradar a Deus era seu maior desejo. Manter-se irrepreensível requeria não dar voz aos impulsos errados. Tiago ensina que cada um é tentado pelos seus próprios desejos (versículo em destaque). Cada vontade alimentada gera algo que desagrada a Deus (pecado) e, no fim, acaba levando à morte. A verdade é que esses nossos desejos precisam ser aprisionados, e não alimentados. Nutri-los é ceder espaço na mente e fornecer energia ao que não agrada a Deus. Isso acontece p.ex. quando frequentamos lugares que expõem nossas fraquezas ou quando insistimos em olhar o que não devemos.

É preciso obedecer a Deus até mesmo em pensamento, afinal, o mal se corta na raiz. Esse controle traz domínio próprio, que nos ajuda a combater toda tentação de ceder aos nossos desejos. Isso não é fácil, mas em todo o tempo Deus quer nos fortalecer e capacitar a resistir às tentações.

Assim, o segredo para não estimular os maus desejos e não cair em tentação está em alimentar um anseio capaz de se sobrepor a qualquer outro: o de agradar a Deus. É este que nos habilita a rapidamente combater e vencer as tentações, que acabam indo embora junto com o desejo mau. – Gabriel de Araújo Almeida

O desejo de agradar a Deus é o antídoto mais forte e mais seguro contra as tentações.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.