share on:
Img_IconeBaixar_680px

14 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Atos 17.22-28

Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele (Ef 1.17).

Os gregos da Antiguidade eram extremamente religiosos, com centenas de divindades. Conta a tradição que, certa vez, Atenas foi assolada por uma peste. Foram oferecidos sacrifícios a todos os deuses gregos, mas a praga não cessava.

Quando ouviram falar que o cretense Epimênides poderia ajudá-los, imediatamente o chamaram à cidade. A explicação de Epimênides é que havia um Deus cujo nome era desconhecido, mas que era grande e bondoso o bastante para intervir, bem como misericordioso para com o desconhecimento deles. Assim, ergueram altares de pedras e ali sacrificaram algumas ovelhas jovens e saudáveis.

A peste terminou. Seis séculos depois, Paulo chega a Atenas no intuito de contar as boas-novas da salvação dada por Deus por meio de Jesus, e ali se depara com um altar dedicado ao “Deus desconhecido”.

Em nossa ignorância humana, não temos condições de conhecer a Deus por nós mesmos. Está muito além do nosso alcance. Mas o Senhor nos ama tanto e deseja tão profundamente se relacionar conosco que sempre, em toda a história, tem se revelado aos homens.

Os gregos não conheciam a Deus, mas por causa de uma praga, souberam que havia um ser poderoso e que se importava com eles, mesmo que eles não o conhecessem. Por sua graça, o Senhor envia Paulo até lá para que passasse a ser conhecido pelos gregos. Deus não muda! Ele ainda quer ser conhecido por nós.

Em sua infinita bondade, deixou-nos à mão todos os meios pelos quais pode ser conhecido: temos acesso fácil à Bíblia e ainda contamos com o auxílio do Espírito Santo para compreender sua Palavra. Se você verdadeiramente conhece a Deus, demonstre a ele sua gratidão, apresentando-o aos que não o conhecem. Se você ainda não o conhece direito, não perca as oportunidades que tiver. – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

Tudo o que precisamos saber sobre Deus está na Bíblia – ela é suficiente para conhecê-lo bem!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.