share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Josué 2.1-21

Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes (Hb 11.31).

Após ir morar em outro estado, muitos me perguntaram para qual time de futebol local eu torceria. Para não desagradar a ninguém, preferi não aderir a nenhum e, sempre que perguntado, respondia que seguia torcendo para meu time do coração. Não agradava, mas também não desagradava ninguém. Ficava, como popularmente se diz, em cima do muro. Essa solução às vezes ajuda, mas nem sempre é válida. Há momentos em que é necessário descer do muro e tomar uma posição.

O texto da leitura de hoje nos apresenta uma personagem que estava literalmente em cima do muro. Raabe morava em uma casa que ficava sobre os muros de Jericó – o que nos faz ficar admirados com as dimensões destes. Ela recebe os espiões israelitas em sua casa e esconde-os dos soldados do rei de Jericó que os procuravam. Quando estes saem da cidade para prosseguir na perseguição, Raabe pede aos espiões que, quando destruíssem Jericó, poupassem sua vida e a de seus familiares. Seu pedido baseava-se em uma certeza: Deus havia dado aquela terra aos israelitas. Logo, ficar ao lado de seu povo seria certeza de morte. Raabe não ficou indecisa, mas decidiu juntar-se ao povo do Senhor. Acabou sendo salva da destruição e fazendo parte da genealogia de Jesus. Pela fé em Deus foi poupada da morte.

De fato, há questões que não permitem permanecer em cima do muro: é preciso posicionar-se. A mais importante de todas refere-se à vida com Deus. Muitas pessoas ouvem diariamente sobre a necessidade de crer e entregar-se totalmente a Deus por meio da fé em Jesus. Recebem a oferta de perdão e libertação da morte eterna, mas preferem ficar empoleirados no seu muro, não se juntando ao povo de Deus. No entanto, um dia a vida chegará ao fim e aí não vai adiantar ficar em cima do muro – ele também ruirá. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Quando se trata de viver com Deus, nenhum muro é seguro: salte logo para o lado de Jesus!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.