share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Josué 7.1-12

Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar­‑me (Sl 51.4).

Jericó era uma cidade bem protegida por muros, grande e rica. Era o primeiro obstáculo que os israelitas enfrentariam para conquistar a terra prometida por Deus. E Israel conquistou ali uma vitória retumbante: a cidade foi arrasada de forma milagrosa e total. Aparentemente, o povo cumpriu à risca as ordens para matar todos os seres vivos da cidade – pessoas e animais – e dedicar ao Senhor qualquer riqueza encontrada (o relato está em Josué 6). Para o povo, ficou claro que a vitória pertencia somente a Deus, pois sozinhos nunca teriam conseguido derrubar Jericó.

A batalha seguinte parecia fácil. Ai era uma cidade pequena, e Deus estava ao lado deles, afinal tinham seguido todas as suas instruções. Certo? Errado. Ao atacar, foram repelidos e envergonhados pelos poucos guerreiros que a cidade tinha. É compreensível a dor de Josué e dos demais líderes. Não conseguiam entender o propósito do Senhor com aquilo, já que o vexame do povo era embaraçoso também para o Deus que causava temor aos cananeus. Mas a explicação não demorou: um único homem desobedecera ao Senhor, e o povo inteiro sofreu por causa disso. Isso mostra a seriedade do pecado: a transgressão afeta não só o indivíduo, mas também quem está próximo a ele e até mesmo sua comunidade. Assim, Deus exigiu que aquele que tinha se apossado dos objetos consagrados fosse morto, “pois o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23a). Só depois que o pecado foi tratado devidamente, Israel conseguiu derrotar Ai.

Não se deve brincar de modo nenhum com o pecado. Mesmo que pareça pequena, toda ofensa a Deus é séria demais para ser ignorada. Por isso, o melhor a fazer é seguir imediatamente a orientação do Senhor: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9). – Mário Miki/Doris Korber

O pecado sempre traz derrotas e consequências negativas – é melhor não tentar esconder nem ignorá-lo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.