share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 20.14-24

Não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas nossos olhos se voltam para ti (2Cr 20.12b,c).

Josafá foi um rei que a vida inteira buscou a Deus de todo coração. Um dia, ele foi informado de que um exército enorme, formado por três povos (amonitas, moabitas e os moradores do monte Seir), estava marchando para atacá-lo. Obviamente, ficou alarmado e decidiu buscar o auxílio do Senhor dos Exércitos. A leitura de hoje começa com a resposta dada por Deus. O desfecho da história nos traz preciosas lições.

Primeiramente, problemas acontecerão, mas onde buscamos o socorro faz toda a diferença. Josafá poderia ter confiado em seus homens ou pedido ajuda a outras nações. Em vez disso, preferiu suplicar o auxílio de Deus (versículo em destaque). Como consequência, quando reconhecemos nossa incapacidade e recorremos a Deus, ele toma para si nossas batalhas. E não apenas nos ajuda, mas luta em nosso lugar. A única coisa que ele pede é que confiemos nele e não desanimemos diante das circunstâncias.

Outra lição preciosa é que, enquanto eu louvo e adoro, o Senhor age. O povo adorou a Deus diante da promessa de socorro e louvou-o no momento em que saía para a batalha. E foi nesta hora que o Senhor colocou os inimigos em confusão, fazendo-os lutar entre si até que se destruíssem completamente. Quando o exército de Josafá chegou ao local da batalha, encontrou apenas a vitória.

Assim como Josafá, talvez você tenha recebido más notícias. Um problema imenso vem chegando, e você não tem condições de resolvê-lo. Busque a Deus de todo seu coração, reconheça sua incapacidade para lutar esta batalha e confie nele. Adore a Deus por sua grandeza e louve-o por seu amor. Depois, aguarde seu agir. Deus pode lutar em seu lugar ou pode dar a você a força necessária para lutar. Em qualquer hipótese, a vitória será certa. – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

Deus não desampara quem recorre a ele em humilde dependência.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!