share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Romanos 10.9-13

Todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo (Jl 2.32a).

Uma das palavras mais usadas em nossos dias é “inclusão”. Na busca pelo fim do preconceito e por oportunidades iguais para todos, muitas pessoas têm se dedicado a elaborar e defender políticas inclusivas para a educação, para a sociedade, para o mercado de trabalho etc. Muitos que se sentem excluídos ou veem outros nessa situação acabam lutando por uma mudança de comportamento que traga mais inclusão.

Mas, diferente do que muitos possam pensar, inclusão não é um conceito novo. Afinal, não há ninguém que tenha um amor tão inclusivo quanto Deus. Veja:

Seu amor, seu plano de salvação não excluem ninguém. O poder substitutivo da morte de Cristo alcança a todos, indistintamente. Como é maravilhoso ler Gálatas 3.28 e ver que, em Cristo, “não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus”. Como é maravilhoso ler João 3.16: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Poderia haver um amor mais inclusivo?

Por outro lado, este amor também é exclusivo: acaba ficando de fora todo aquele que não cultiva a fé no sacrifício de Cristo a seu favor. Não vale para quem insistir em crer e depender de seus próprios méritos e virtudes morais, em vez de crer que somente a justiça de Cristo pode valer-lhe diante de Deus para sua salvação: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.8-9). Excetua todo aquele que não invocar o nome do Senhor Jesus para sua salvação.

A grande dádiva é que a inclusão neste amor não é condicionada pelo seu passado nem depende de qualquer esforço seu, mas parte unicamente de Deus, que a todos ama. A exclusão, no entanto, é ação sua, caso rejeite esse tão grande amor! – Genevaldo Edino de Souza Bertune

O amor inclusivo de Deus abre nosso coração para também sermos inclusivos em nossos relacionamentos.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!