share on:
Img_IconeBaixar_680px

30 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Josué 14.6-15

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel (Hb 10.23).

Depois de sair do Egito, os israelitas atravessaram o deserto até chegar à fronteira de Canaã, a terra que Deus prometera que seria deles, acampando no lugar chamado Cades-Barneia. Como o território cananeu era habitado por outros povos, Moisés enviou doze espiões, entre eles Calebe, para descobrir como eram a terra e os seus moradores. Esse grupo voltou com boas e más notícias: o lugar era lindo e muito fértil, mas os habitantes eram fortes e assustadores. O povo desanimou e se revoltou contra Moisés (como se fosse culpa dele). Por causa da falta de fé dos israelitas, que dessa forma duvidaram da promessa de Deus de que a terra seria deles, o Senhor determinou que o povo ficaria no deserto até que todos os incrédulos tivessem morrido. Dos adultos daquela geração, apenas Calebe e Josué foram poupados, por terem acreditado na palavra de Deus.

Desde aquela época até o relato da leitura bíblica de hoje, tinham se passado quarenta e cinco anos – quatro décadas e meia! –, mas a mente de Calebe continuava focada na posse da Terra Prometida. Durante esse período, só podia perseverar, confiar e esperar. Nesse meio tempo, Moisés morreu – outro motivo que poderia ter levado Calebe a perder as esperanças. No entanto, ele aguardou com fé e paciência até que as campanhas de conquista tivessem terminado, e só então foi pedir que Josué executasse a promessa feita por seu antecessor Moisés.

Você também tem a impressão de que Deus está demorando demais para cumprir alguma promessa ou para responder a alguma oração sua? Talvez você esteja orando pela salvação de alguém já há muito tempo – e nada aconteceu ainda? Deus sempre cumpre suas promessas, ainda que às vezes pareça ter se esquecido. Por isso, não desista: tenha fé e persistência, a exemplo de Calebe, pois é isso que Deus espera de seus filhos. – Mário Miki

A “demora” de Deus dá a chance de aprender lições que nem se sabia serem necessárias.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!