share on:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Março de 2020

Leitura Bíblica: 1 Reis 18.20-39

Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro? Se o SENHOR é Deus, sigam­-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no (1Rs 18.21b).

Quando Deus entregou o seu único Filho para morrer por nós, ele se definiu por este ato de amor extremo. Isso foi necessário para que o ser humano pudesse ter um relacionamento com ele e, pela fé, receber a vida eterna. Diante disso, não há meio-termo: Deus requer uma clara definição daqueles que professam ser dele! Para isso também usou Elias: o profeta desafiou o povo do reino do Norte a tomar uma posição definitiva (veja o versículo em destaque).

Quando olhamos para o passado, podemos nos recordar da boa mão de Deus sobre nossas vidas. Os israelitas também tinham experimentado a presença e o poder de Deus em conduzi-los historicamente, tanto na conquista como na posse da Terra da Promessa, e sua direção por meio de juízes e reis ungidos, demonstrando sua bondade para com o povo. O problema deles era a indefinição, e o nosso pode ser o mesmo! Desde a divisão dos israelitas em dois reinos, o do Norte sempre andou distante de Deus, envolvendo-se na adoração dos ídolos dos povos da região. Então, Elias convocou um desafio para mostrar quem tinha a verdade. O comparecimento de um grande número de profetas ligados à rainha Jezabel demonstrou como a situação daquele reino estava deteriorada.

A prova era esta: o verdadeiro Deus acenderia o fogo no altar e assim receberia o sacrifício ali prestado. Os profetas de Baal invocaram o seu “deus” de muitas formas e por várias horas, mas nenhuma resposta obtiveram. O altar de Elias foi até mesmo encharcado; ele apenas orou e o Senhor demonstrou claramente ao seu povo rebelde e inconstante que é o único e verdadeiro Deus. É assim que ele também se apresenta a nós. Será que ainda necessitamos de provas sobrenaturais para nos definirmos por ele? Não esqueça que dedicar apenas uma parte de nossa vida a ele é o mesmo que rejeitá-lo. Qual será sua definição? – Itamir Neves de Souza

É preciso decidir-se de vez pelo Deus verdadeiro, não dando mais atenção ao que é falso e vazio!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!