share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Daniel 2.1-19a

[Deus] muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir (Dn 2.21).

Com tanta gente para dar palpite na hora de interpretar seu sonho, Nabucodonosor resolve fazer um teste, seguindo um raciocínio simples: se a divindade consultada pelos seus magos e astrólogos podia indicar o significado do que ele sonhara, também deveria ser capaz de contar o sonho em si.

 Quando a equipe de adivinhadores reclamou, dizendo que só os deuses poderiam fazer isso, o rei vê comprovada sua desconfiança de que não passavam de um bando de enganadores. Afinal, não consultavam eles esses tais deuses? Por que a falta de resposta então?

Ao serem buscados para a execução, Daniel e seus três amigos poderiam ter se resignado, mas decidiram, por sua vez, pedir a orientação do Senhor, pois o Deus que define estações do ano e governantes também distribui sabedoria e conhecimento (veja o versículo em destaque). Assim, com sua acertadíssima decisão de recorrer a Deus, salvaram suas vidas e uma multidão de alegados sábios.

De todas as decisões que, nós, criaturas de Deus, precisamos tomar todos os dias, a mais importante é: vou pedir ajuda a Deus, que jamais erra, para resolver meus problemas ou vou confiar nas minhas próprias habilidades?

Qualquer decisão que o homem toma sem consultar a Deus provavelmente estará errada. Nessas horas, consideramos nossas vontades, nosso benefício e nossa conveniência. Mas, como nossa visão do todo é limitada (ninguém conhece o futuro), na verdade não temos todos os dados necessários para uma decisão adequada.

É muito melhor, então, confiar na orientação daquele que não só conhece o passado, o presente e o futuro, mas também nos ama e, por causa desse amor, direciona sempre em favor daquilo que mais nos trará benefício. Na verdade, a decisão já é do Senhor, e nós fazemos bem em nos submeter a ela, mesmo que o custo seja alto. – MJT/DK

Sejam as suas dúvidas pequenas ou grandes, a resposta de Deus é sempre a melhor.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.