share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: Êxodo 28.30

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você (Sl 32.8).

O sumo sacerdote, que intermediava o relacionamento dos israelitas com Deus, deveria sempre levar junto ao peito o Urim e o Tumim. Esses objetos eram o meio disponível na época para tomar decisões, e Arão deveria tê-los sempre consigo, sobre o coração, indicando que sua vida e atuação giravam em torno da vontade de Deus. É importante ter em mente que na Bíblia a palavra “coração” se refere ao cerne da pessoa (mente, emoções e vida espiritual).

Com a vinda de Jesus, não precisamos mais de ninguém para intermediar nosso acesso a Deus, pois podemos falar com ele 24 horas por dia e pedir sua ajuda a qualquer momento. Precisamos apenas apresentar-nos a Deus para que ele nos instrua sobre o caminho e as atitudes a tomar no dia a dia, o que ele faz principalmente por meio da sua Palavra. O que não mudou foi a necessidade de dedicar todo o coração, isto é, todo o nosso ser a essa busca. Jeremias 29.13 diz: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”. Mas o mesmo Jeremias alerta também que o coração é traiçoeiro (Jr 17.9), e por isso é tão importante mantê-lo sempre submisso a Deus. “Seguir seu coração”, como tantos afirmam, é uma armadilha. Para saber a vontade do Senhor, é preciso realmente querer conhecê-la, sem desistir caso não se compreenda logo a resposta dele. Às vezes, ele fica em silêncio por um tempo, para que assim aprendamos a buscá-lo mais intensamente. Infelizmente, muitos ficam pelo caminho, desistindo de descobrir a vontade boa, perfeita e agradável de Deus (Rm 12.2). Deus revela e ajuda a cumprir sua vontade; se essa clareza não vier logo, é preciso persistir na busca. Senão, pode acontecer de orarmos e nem darmos tempo para Deus nos responder. É preciso abandonar a pressa e, em vez de seguir a nossa própria vontade, permitir que o Senhor coloque a vontade dele em nosso coração. – Ingelid Gundt

Quem busca a Deus com humildade e paciência vai encontrá-lo – é promessa inabalável do Senhor!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!