share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Abril de 2020

Leitura bíblica: Isaías 40.28-31

O SENHOR ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados (Sl 145.14).

Lembro-me do dia em que meu pai me levou à loja de brinquedos. Eu tinha não mais que 9 anos. Olhei vários brinquedos, mas um me chamou a atenção: o joão-bobo. Quando empurrado, ele se inclinava quase até o chão, mas em seguida se reerguia. Havia uma explicação física para isso: o peso maior dele ficava na base, rente ao chão, o que lhe dava a estabilidade de sempre voltar a ficar “em pé”, independentemente da força da pancada recebida.

Dia desses, uma mãe desesperada veio me pedir ajuda: o lar estava destruído por causa do alcoolismo do marido. As crianças estavam perturbadas e deprimidas. Dentro de casa, falava-se em suicídio, desistir da vida. Deus começou a ser visto como mau por não proporcionar solução e paz para aquela família. A fé das crianças fora abalada, e a mãe estava sem saber como se levantar diante de tão duro golpe. A família havia caído, sem forças para colocar-se novamente em pé.

O que tenta derrubar você? Cansaço? Desânimo? A perda de um ente querido? A dor de uma traição? Ingratidão? Inúmeros fatores da vida podem nos fazer ruir, de forma que precisamos de algum tipo de peso na base para levantar novamente – como o joão-bobo. A leitura bíblica de hoje nos apresenta a fonte dessa sustentação: o “Deus eterno”, que “não se cansa nem fica exausto” e é infinitamente sábio. A sua força é maior que qualquer pancada. Quando confiamos no Senhor, podemos até tombar, mas ao mesmo tempo recebemos o impulso para ficar novamente em pé.

Em meio à crise, talvez você pense que Deus não se importa ou até que é mau. Mas na verdade ele é o único que pode ajudar. Talvez ele resolva o problema, talvez não – mas com certeza pode, a qualquer momento, dar forças para continuar. Por isso, o melhor conselho que eu pude dar àquela mãe desanimada de coração era: “Seja forte, não tema! Seu Deus virá para salvá-la!” (cf. Is 35.4) – Gabriel de Araújo Almeida

Confiar em Deus faz da pessoa um joão-bobo que de “bobo” não tem nada!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!