share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Maio de 2019

Leitura Bíblica: 1 Samuel 24.1-13

[Davi] disse aos seus soldados: “Que o Senhor me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor” (1Sm 24.6).

O rei Saul, devido à inveja e com ódio cruel contra Davi, por várias vezes e de diversas formas tentou matá-lo, tanto que este teve de fugir de sua presença.

Sempre que Saul ficava sabendo do paradeiro de Davi, ele e seus soldados saíam no seu encalço. Num determinado momento, narrado no texto que lemos hoje, Saul recebeu a informação de que Davi estava no deserto de En-Gedi. Com um batalhão formado por seus melhores soldados, foi atrás dele. No caminho, o rei teve de parar em uma caverna por causa de suas necessidades fisiológicas. Ele não percebeu, mas lá também estavam Davi e seus soldados.

Seria uma excelente oportunidade para dar fim à vida de Saul. Em vez disso, Davi apenas cortou um pedaço do manto de seu perseguidor e disse o que está registrado no versículo em destaque. Continuando a leitura, em 1 Samuel 26 vemos que Davi teve outra oportunidade de matar Saul e novamente poupou a sua vida, dizendo: “O Senhor me livre de levantar a mão contra o seu ungido” (1Sm 26.11a).

Agora, vamos refletir um pouco: o que você faria se fosse Davi, diante de duas oportunidades de se livrar de alguém que o persegue? Apesar de tudo, Davi era um homem temente a Deus, e reconheceu que a vingança pertencia ao Senhor e não a ele. Acerca disto, a Bíblia diz: “Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: ‘Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor” (Rm 12.18-19).

No caso de Davi, ele não precisou fazer nada; no fim, Saul morreu de outra forma.

Portanto, mesmo que você tenha uma ótima oportunidade, não tente se vingar pessoalmente do seu inimigo. Entregue-o a Deus, e ele saberá como tratá-lo. – Mário Miki

Quando abrimos mão de retribuir o mal que alguém nos fez, deixamos Deus agir em nosso lugar.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.