share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 16.37-43

Davi voltou para casa para abençoar sua família (1Cr 16.43b).

O capítulo no qual está inserido o texto de hoje narra o dia da inauguração de uma tenda preparada pelo rei Davi para abrigar a Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus em meio ao seu povo. Foi uma grande festa, um culto solene de celebração ao Deus Eterno. Houve uma generosa distribuição de alimentos, momentos de grande alegria e louvor e também a atribuição de tarefas para as pessoas que seriam responsáveis pela manutenção do culto diário. Asafe e seus parentes, por exemplo, foram responsabilizados pela adoração com salmos de gratidão ao Senhor. Você pode encontrar em sua Bíblia, em Salmos, aqueles que foram compostos por essa família. Veja a forma como Davi deu esta atribuição: um lindo salmo, no qual recomenda enfaticamente: “cantem para ele, louvem-no… olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face” (vs.9 e 11). Assim deve ser um culto a Deus: uma verdadeira festa de adoração.

No final daquele intenso dia, cada um foi para sua casa, inclusive o rei. Mas ele fez algo mais: abençoou sua família.

Uma anedota conta que certa senhora chegou à igreja carregando um colchão de casal: ela queria morar no templo, porque ali seu marido era um verdadeiro santo, enquanto em casa era um homem egoísta e violento. Engraçado, mas tristemente verdadeiro. Infelizmente, muitos que no domingo parecem fiéis adoradores e cristãos fervorosos vivem durante a semana como se Deus não existisse.

Por maior e mais sincero que seja meu entusiasmo para adorar quando a igreja se reúne em celebração ao Senhor, meu culto não apenas será vazio, mas até ofensivo a Deus se, ao sair daquele encontro, eu não tiver sido transformado pela sua presença e voltar à minha caminhada diária disposto a servi-lo. Além disso, todo cristão deve viver sua fé também em sua própria casa, demonstrando-a aos seus amigos e familiares, e não apenas quando a igreja está reunida num templo!

O cristão deve ser coerente e adorar a Deus todos os dias, independente de lugar e companhia.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.