share on:
Img_IconeBaixar_680px

23 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 32.1-5

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! (Sl 32.1)

A percepção da culpa pode ser um mecanismo utilizado pela graça divina para que o ser humano entenda a necessidade de se arrepender e confessar seus pecados. Ao fazer isso com fé, é possível restabelecer seu relacionamento com o Criador: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9).

No entanto, creio que uma grande quantidade de cristãos não consegue aceitar este perdão de forma plena pela fé depois de confessar seu pecado a Deus. Por causa de elementos que parecem perturbá-la e distorcê-la, tais pessoas não compreendem que a graça divina é um instrumento eficaz em suas vidas. Ou seja, podem até aceitar de forma racional o perdão (porque a Bíblia diz que ele ocorre), mas não permitem que modifique suas emoções e sentimentos. A questão é que elas precisam realmente fazer algo (deixar de lado a culpa) para se sentir perdoadas: “Não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas” (1Jo 3.18-20).

Por meio do sacrifício de Cristo em nosso lugar na cruz, ocorreu o que podemos chamar de uma dupla transferência: a culpa pelos pecados do passado, presente e futuro foi posta sobre Jesus; e a justiça dele foi transmitida a quem crê. Há uma substituição: Jesus recebe no lugar de seus seguidores a justa retribuição que eles mereciam. Como resultado, vem a eliminação definitiva e irrevogável da culpa daqueles pecados, porque a punição que ela exigia já foi cumprida. Ao se arrepender, confessar seus pecados e entregar sua vida a ele, a pessoa recebe da parte de Deus, por declaração, sua justiça. Isso é a graça divina! – Genevaldo Edino de Souza Bertune

Quem recebe e compreende realmente o perdão divino não precisa mais sentir culpa!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!